Sextas Lendárias
É com muita alegria que O Cine Por Elas agora faz parte desse evento que já é tradicional no Centro de Vitória. Separa a primeira sexta de cada mês que tem Sexta Lendária!
Evento realizado pelo Instituto Fênix e Harmoniza Brasil, sempre na primeira sexta-feira de cada mês com objetivo de divulgar o trabalho realizado por mulheres talentosas e empreendedora de Vitória. Juntar as pessoas e valorizar nosso trabalho.
📅 Detalhes do Evento 📅
- Data: 05 de Abril de 2024
- Local: Escadaria Acyr Guimarães 33, Centro, Vitória ES, Instituto Fênix de Ensino e Pesquisa
- Horário: 18h às 22h
Programação:
- Exibição do Filme Alagbete em parceria com o Cine por Elas
- Recepção com Baianas, coordenação de Rita
- Anna Campos canta para São Jorge, com Bárbara Valente e Juliana Olisan
- Resumo da Pesquisa sobre os terreiros do ES, com Dr. Osvaldo Martins
- Palestra: Racismo Religioso, com Prof. Danuza Bricio
- São Jorge e o sincretismo religioso – Um caminho entre o Guerreiro Ogun e o Caçador Oxossi, com Prof. Esp. Luzi Silveira
- Degustação de Pães Artesanais, por Rita
- Exposição de Gravuras e Desenhos, por Cássia Lima
- Exposição de Fotografias, por Davi Abarca
- Participação Especial de Irineu Ribeiro
- Entrega das comendas de São Jorge
O Cine Por Elas abre a noite sempre trazendo trabalhos de diretoras/produtoras e protagonistas mulheres. Nessa próxima Sexta Lendária em Homenagem a São Jorge/Ogum, e a gente traz o curta Alágbedé.
Dirigido por Safira Moreira, o filme apresenta o caminho que Zé Diabo percorre no processo de feitura das ferramentas de orixá enquanto reocupa o seu arco recém reformado na Ladeira da Conceição da Praia. Permeado por relatos da história de José Adário e dos seus conhecimentos enquanto sacerdote religioso, o curta capta as imagens do seu cotidiano – do ferro velho à oficina – apreendendo detalhes que carregam os mistérios sobre o processo de transformar pedaços de ferro em objeto sagrados, revelados pelo fogo e por Ogum.
“Quando Obatalá criou a humanidade, os homens não sabiam o que fazer na Terra. Ogum então desceu ao Aiyê e ensinou-os os segredos da forja. Com isso, eles puderam construir suas ferramentas para caçar, arar o solo, erguer casas e aldeias, guerrear e se proteger.
Ogum, então, passou a ser conhecido como Alágbedé, o orixá ferreiro, senhor das técnicas e das tecnologias. É por isso que se diz que toda a criação, toda invenção passa pelo caminho de Ogum – e é por isso, também, que ele é o senhor dos caminhos.”
Assista: