Cine Por Elas participa da 15ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos pelo terceiro ano consecutivo
Hoje celebramos mais um importante capítulo da trajetória do Cine Por Elas. Pelo terceiro ano consecutivo, fomos selecionados para integrar a 15ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos, realizada em parceria com o Ministério da Cultura (MinC). Nesta edição, a mostra traz como tema “Direitos Humanos e Emergência Climática – Rumo a um Futuro Sustentável”, convidando o público a refletir sobre os desafios ambientais e seus impactos na vida das pessoas e dos territórios.

No dia 26 de junho, às 19h, o Cine Por Elas realizou sua sessão na sede do coletivo, em Cristóvão Colombo, Vila Velha (ES). A programação contou com uma curadoria especialmente pensada para refletir sobre o protagonismo das mulheres diante das emergências climáticas, reunindo obras que abordam resistência, ancestralidade, território, meio ambiente e justiça social.
Os filmes exibidos foram:
- Amazônia sem Garimpo (2022 | RJ | Animação | Livre | 6min34s)
Direção: Tiago Carvalho e Julia Bernstein - Eu Sou Raiz (2022 | PE | Documentário | Livre | 7min)
Direção: Cíntia Lima e Lílian de Alcântara - As Lavadeiras do Rio Acaraú (2021 | CE | Documentário/Experimental | 12 anos | 12min)
Direção: Kulumym-Açu - Faísca (2025 | CE | Experimental | Livre | 12min)
Direção: Bárbara Matias Kariri - Grão (2020 | MG | Documentário | 12 anos | 16min)
Direção: Adriana Miranda

A sessão foi gratuita, com direito a pipoca e, principalmente, a um espaço de encontro, diálogo e reflexão. Mais do que exibir filmes, buscamos fortalecer o cinema como uma ferramenta de inclusão, conscientização, transformação social e promoção dos direitos humanos.
Além do Cine Por Elas, outros pontos de exibição do Espírito Santo também foram selecionados para receber a programação da 15ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos. Para conhecer a programação completa e acompanhar as atividades da mostra em todo o país, acesse o perfil oficial @mcdh.oficial.

